O Partido Socialista de Santa Maria congratulou-se com a inauguração, esta quinta-feira, do edifício da Agência Espacial Portuguesa, um projeto que fortalece “a posição geoestratégica da ilha e da Região a nível nacional e internacional”.
De acordo com João Fontes, membro do Secretariado de Ilha, a inauguração deste espaço é “um marco histórico” para Santa Maria que constitui “mais um elemento de valorização dos Açores”.
“Esta infraestrutura, localizada na antiga Casa do Diretor do Aeroporto, integra a estratégia nacional Portugal Espaço 2030 e permitirá reafirmar o compromisso na promoção do setor espacial português”, defendeu o socialista, para relembrar o trabalho desenvolvido pelos anteriores Governos Regionais, da responsabilidade do Partido Socialista, em matéria espacial.
Segundo referiu João Fontes, foi com os Governos liderados pelo PS/Açores que se implementaram, ao longo dos anos, várias medidas de promoção e desenvolvimento espacial e científico na ilha, especialmente em áreas de tecnologia aeroespacial e observação da Terra.
“Destacamos a instalação da Estação de Rastreio de Satélites e Observação da Terra, o Teleporto, bem como a captação da primeira antena da ESA e a assinatura do memorando para a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) foram marcos importantes realizados com o apoio dos Governos do PS”, salientou.
“Foi sob a liderança do Partido Socialista nos Açores que a ilha de Santa Maria tem sido gradualmente desenvolvida como um centro estratégico para o setor espacial e científico e que fez com que a própria Agência Espacial Portuguesa tivesse enquadramento para ser instalada na ilha, ampliando tanto o desenvolvimento económico quanto as oportunidades tecnológicas para a Região”, finalizou o socialista.